‘Bibliotecário: a essência da sociedade da informação’ é o tema da Semana do Bibliotecário, evento acadêmico promovido, a partir deste sábado (12) até a próxima terça-feira (15), por estudantes e professores do curso de Biblioteconomia e Documentação, Conselho Regional de Biblioteconomia, Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Instituto de Ciência da Informação (ICI), e sistemas de bibliotecas da Universidade Federal da Bahia e da Uneb.

Durante o evento, serão promovidas mesas-redondas, ações sociais e palestras com convidados, professores, alunos e ex-alunos do curso. As atividades serão realizadas nos turnos matutino e vespertino e as principais mesas redondas ocorrerão na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, em Salvador.

Além de reunir a comunidade bibliotecária, a programação pretende estimular e promover o espírito crítico em relação à formação e à atuação do profissional bibliotecário. Outro objetivo da promoção é divulgar o curso de Biblioteconomia, ressaltando a multiplicidade de atuação do profissional bibliotecário e a interdisciplinaridade da carreira com outras áreas.

Programação
O evento é voltado para bibliotecários, estudantes de Biblioteconomia e Ciência da Informação, profissionais da informação, pesquisadores e pessoas interessadas pelo tema. As atividades serão abertas a partir das 8h deste sábado, com uma concentração no Largo do Campo Grande, de onde os participantes sairão em caminhada, às 9h, para a Biblioteca Pública dos Barris, onde haverá manifesto em defesa da profissão.

A programação continua no final de semana e inclui uma missa na tarde deste sábado na igreja de São Pedro, na Piedade. No domingo, a partir das 14h, haverá visita ao Abrigo Mariana Magalhães e tarde de leitura com idosos do local. Na segunda-feira (14) pela manhã, também na Biblioteca Pública dos Barris, haverá mesa redonda sobre o tema ‘O bibliotecário e suas diversas atuações na Sociedade da Informação’.

As atividades prosseguem com novos debates no período da tarde de segunda-feira e durante toda a terça-feira, sendo encerradas à noite, na Câmara de Vereadores de Salvador, com a entrega da Medalha Maria Quitéria à bibliotecária Lídia Maria Batista Brandão Toutain.