Cultura com ação social é o que oferece a programação, deste mês, do Edital Tô no Pelô, realizado com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), em parceria com o Programa Pelourinho Cultural e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). Os projetos em destaque serão os shows ‘Armandinho Convida’ e ‘Sanguinho Novo’, além do espetáculo teatral ‘Sorria, você está na Bahia’, todos promovendo a diversidade e a inclusão social, com ênfase voltada à juventude.

O projeto Armandinho o espetáculo Sorria procuram sensibilizar o público para a solidariedade na doação de alimentos. Armandinho teve a adesão e participação de artistas consagrados no cenário musical baiano como Durval Lelys, a Banda Mametto, Moraes Moreira, Mariene de Castro, Banda Dodô & Osmar, Jammil, Luiz Caldas, Spok Frevo Orquestra e Carlinhos Brown.

O Sanguinho Novo, projeto liderado pela banda Cascadura, traz uma proposta que une a música com a responsabilidade social, no caso, a doação de sangue. A partir da parceria com Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) será montado um estande no Largo Tereza Batista para esclarecer o público sobre a importância do ato de doar sangue e realizar pré-cadastros voltados a futuros voluntários. O projeto serve também como um espaço onde os convidados possam interagir e mostrar a arte peculiar de cada banda para o público.

O espetáculo teatral tem como objetivo questionar uma baianidade imposta pela indústria da música e a mídia e procura despertar na população um olhar crítico sobre o tratamento dado às mulheres em algumas canções regionais nascidas na Bahia. A sexualidade e vulgaridade das composições passam uma imagem de mulher objeto, em uma posição social inferior à do homem. É esse espaço que o grupo pretende explorar, concebendo um espetáculo contemporâneo, em que se cria um espaço de diálogo entre dança, música, vídeo e recortes de imagens da mídia, para despertar sobre a representação da mulher na atualidade e suas consequências sociais. Por isso, a necessidade de trabalhar esse assunto de forma artística e questionadora, uma vez que se trata de um tema pouco discutido na área da dança.

Armandinho Convida
Quintas-feiras (17, 24 e 31)
Largo Pedro Archanjo
Às 20h
Ingresso: R$ 5 (inteira) R$ 2,50 (meia) mais 1kg de alimento não perecível

Espetáculo Sorria você está na Bahia
Sextas-feiras (18 e 25)
Largo Pedro Archanjo
Às 19h
Ingresso: 1kg de alimento não perecível ou R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)

Sanguinho Novo
Quarta-feira (30)
Largo Tereza Batista
Às 17h
Entrada: Gratuita

Clique aqui e confira informações sobre outras atrações do Pelourinho Cultural.