A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), divulgou o resultado da 1ª etapa do Calendário de Apoio a Projetos Culturais 2011. Os 22 selecionados realizarão atividades culturais a partir de maio, junho e julho deste ano, em mais de 20 cidades baianas, e serão beneficiados com valores de até R$ 10 mil.

Abrindo a edição 2011, a quarta desde sua criação, o Calendário tem o objetivo de organizar as solicitações de apoio e a distribuição de recursos ao longo do ano como um mecanismo de incentivo a projetos e atividades artístico-culturais de interesse público. São priorizadas propostas realizadas no interior do estado, desenvolvidas em áreas de maior risco social, relacionadas à capacitação e formação na área cultural ou direcionadas ao público infanto-juvenil.

Os selecionados – que incluem projetos de artes visuais, dança, música, teatro, circo, audiovisual e transversais – foram escolhidos dentre um total de 232 inscritos, um recorde na história do Calendário de Apoio. Eles vão executar exposições, espetáculos, festivais, mostras e produções diversas, destacando atividades de formação, destinadas a promover e fomentar a profissionalização e a economia da cultura em toda a Bahia.

Nas três edições passadas, entre os anos de 2008 e 2010, o Calendário apoiou 144 projetos, colaborando para a execução de eventos culturais, oficinas, festivais de vídeo, mostras, palestras, projetos de música, espetáculos de dança, espetáculos de teatro, produção de catálogos e revistas, dentre outras atividades, em mais de 30 cidades da Bahia. Além disso, financiou passagens aéreas para viagens de artistas a outros estados brasileiros e ao exterior.

A 2ª etapa do Calendário está com inscrições abertas até 28 de abril. Mais informações e consulta à lista de selecionados da 1ª etapa podem ser obtidas no site da Funceb.

Cidades que serão contempladas com projetos dos 22 selecionados

Salvador, Bom Jesus dos Passos, Cachoeira, Conceição do Coité, Dário Meira, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Itabuna, Itaparica, Itororó, Juazeiro, Monte Santo, Porto Seguro, Santo Amaro, São Félix, Saubara, Serrinha, Tanquinho, Teixeira de Freitas, Uauá, Vitória da Conquista e municípios da Bacia de Jacuípe.