O governo do Estado da Bahia apoia o Projeto da XI Edição dos Jogos Indígenas Pataxó, que tem o objetivo principal de unir e fortalecer as relações entre as aldeias e os povos indígenas da Bahia, na perspectiva de divulgar as modalidades esportivas praticadas. Os jogos acontecerão no período de 15 a 19 de abril.

A reunião que definiu o apoio foi realizada na tarde de quarta-feira (23), na Secretaria de Relações Institucionais da Bahia (Serin), com a direção da Associação dos Agricultores Indígenas Pataxó Coroa Vermelha (Agip-Cover) e representantes da Secretaria. Durante o encontro, o governo também assegurou que a relação com as comunidades indígenas continuará no mais alto nível, com apoio permanente às suas atividades culturais. O Estado vai, inclusive, incentivar o empresariado a colaborar no patrocínio e financiamento do evento.

Além de representantes dos povos Pataxó Coroa Vermelha, por meio da Agip-Cover, participaram da reunião o chefe de gabinete, Pedro Alcântara, e a coordenadora de Articulação Social, Mary Cláudia.

Segundo Pedro Alcântara, é importante apoiar e estimular os jogos indígenas para manter vivas as manifestações culturais de comunidades tradicionais e dar aos jovens mais oportunidades de lazer e socialização nas localidades onde vivem. “Atividades culturais comunitárias, como os jogos indígenas, integram socialmente esses jovens, evitando que eles corram risco de trilhar pelos caminhos da marginalidade social”, disse.