Mais 400 empregos serão criados na Bahia com a ampliação da fábrica de pneus Continental, localizada no Polo Industrial de Camaçari. A divulgação dos investimentos foi feita, na tarde desta terça-feira (15), na sede da Continental, e contou com a presença do governador da Bahia Jaques Wagner.

No total serão investidos US$ 210 milhões para expandir a capacidade de produção. De acordo com o presidente da Continental do Brasil Indústria Automotiva Ltda., Maurício Muramoto, em 2010 a fábrica produziu cerca de 4,5 milhões de pneus de passeio e 315 mil de carga. Este ano, a capacidade será ampliada para mais de cinco milhões de pneus de passeio e 450 mil para caminhão.

Para incentivar a instalação, expansão, reativação ou modernização de empreendimentos industriais ou agro-industriais, o Governo da Bahia realiza programas de incentivos como o Desenvolve. Com os apoios, a indústria baiana apresentou no acumulado de 2010 (janeiro a dezembro), um avanço de 7,1%, comparando-se com o mesmo período de 2009. Em janeiro deste ano, a produção da indústria apresentou um aumento de 2% na comparação com dezembro do ano passado.

“Todas as negociações são feitas com o pé no chão. Oferecemos aquilo que é possível, infraestrutura, terreno, entre outras vantagens. O meu papel é de facilitar a vida de quem quer produzir, de quem quer criar novos empregos, fazendo desta terra um lugar cada vez melhor”, afirmou o governador.

O secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, explicou que entre as exigências para que as empresas tenham direito as vantagens oferecidas pelo Estado está a geração de emprego, desenvolvimento tecnológico, menor impacto ambiental, desconcentração espacial em relação à Região Metropolitana de Salvador, entre outros.

Liderança 
O Grupo Continental é um dos líderes mundiais no fornecimento de componentes para a indústria automobilística, com um portfólio de produtos que cobre de sistemas de freios, sistemas e componentes para motores e chassis, instrumentação, passando por soluções de infotainment e eletrônica, até pneus e elastômeros técnicos.

No Brasil, onde o grupo registrou, no ano passado, um faturamento recorde de US$ 1 bilhão, são treze unidades localizadas em pontos estratégicos do País – Barueri (SP), Camaçari (BA), Gravataí (RS), Guarulhos (SP), Jundiaí (SP), Manaus (AM), Paulínia (SP), Ponta Grossa (PR), Resende (RJ), Salto (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Várzea Paulista (SP). O quadro de colaboradores é composto por mais de seis mil pessoas.

Publicada às 17h10
Atualizada às 21h20