O comerciante Deraldo Rodrigues comemorou, nesta sexta-feira (25), a recuperação da BA- 791, trecho que vai do município de Quixabeira, a 300 quilometros de Salvador, até a BR-324. A área recuperada vai otimizar o escoamento de produtos no Território de Identidade da Bacia do Jacuípe, dinamizando a economia regional.

“Antes, praticamente não existia pista. Agora, melhorou 100%. Antes, levávamos meia-hora da cidade para a BR, de moto. De carro então… Agora, em 10 minutos percorremos o mesmo trajeto”, disse o comerciante, destacando que, atualmente, as cidades de Quixabeira, São José do Jacuípe e Serrolândia estão de fato interligadas, beneficiando cerca de 75 mil moradores da região.

Foram recuperados nove quilômetros de estrada, por onde circulam, em média, 120 veículos diariamente. No total, foram investidos cerca de R$ 2 milhões, pelo Governo do Estado via Secretaria de Infraestrutura, em serviços de recuperação asfáltica, recapeamento, sinalização vertical e horizontal. Para celebrar a conquista da cidade, o governador Jaques Wagner participou da reinauguração do trecho, descerrando a placa do KM-1.

“Em nossos quatro primeiros anos de governo, recuperamos e construímos quatro mil quilômetros de estradas, aproximadamente. Tanto este trecho, quanto o que inauguramos recentemente em Brejões, mostram que nosso compromisso com o desenvolvimento das cidades do interior baiano continuam”, afirmou o governador.

Wagner pontuou, também, as demais ações já realizadas no município como as obras de pavimentação de seis ruas e a quadra poliesportiva construída no povoado de Alto do Capim , mediante a aplicação de recursos da ordem de R$ 99,5 mil. Além destes, o governador relembrou a população das 457 ligações de energia elétrica em domicílios rurais, realizadas desde 2007, com investimento de R$ 2,9 milhões para atender mais de dois mil habitantes. “Neste momento de reorganização financeira em todo país, peço a paciência de todos e me comprometo a finalizar as obras em andamento na Bahia para que, no segundo semestre do ano, recomecemos com projetos como estes feitos aqui em Quixabeira”, disse.

Escola estadual utiliza recurso pioneiro de captação de chuva

Depois de Quixabeira, o governador seguiu para o município de Capela do Alto Alegre, na mesma região. Desta vez, Wagner e o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, inauguraram o Colégio Estadual Professora Zenilda Fernandes, cujo nome homenageia uma educadora local. A unidade demandou investimento de R$ 1,5 milhão.

A escola conta com oito salas amplas, sala de informática equipada, biblioteca repleta de títulos didáticos e quadra poliesportiva. A inovação fica por conta do sistema de captação de água pluvial automático. “É a primeira de muitas escolas públicas da rede estadual a utilizar este sistema, que tem capacidade de armazenar 40 mil litros de água das chuvas, mostrando uma alternativa eficaz e sustentável para a manutenção hídrica da unidade”, afirmou o secretário.

O colégio tem capacidade para 960 alunos do Ensino Médio, com estrutura de qualidade para que jovens do interior e da zona rural tenham capacidade de ingressar na universidade. Hoje, são 536 alunos matriculados. Entre eles, Angélica Silva, de 18 anos, que está cursando o terceiro ano. “Agora temos uma escola adequada para aprender. Me sinto motivada a estudar. O colégio está lindo”, comentou.

De acordo com a diretora da unidade, Jucelma Souza, o colégio é o único a oferecer o Ensino Médio, por isso, abriga muitos alunos das localidades rurais. “As novas estruturas permitem um ensino mais qualificado. Vamos inclusive qualificar, também, nossa equipe de professores, sem os quais o ensino de nada vale. Só temos de agradecer ao Governo da Bahia”, disse emocionada.

Durante seu discurso, o governador ressaltou que a educação é uma das prioridades centrais do Estado. “Prova disso é o nosso programa de alfabetização de adultos, o maior do país, Todos Pela Alfabetização. Através dele, um milhão de pessoas aprenderam a ler e a escrever. Vamos continuar investindo na reforma e construção de escolas e, sobretudo, na capacitação de professores”.

Wagner disse, ainda, que o projeto de recuperação da BA-242, que interliga a cidade à Estrada do Feijão, está em andamento. “São 20 quilômetros que estão sendo orçados para o segundo semestre do ano. Como afirmei, estamos num momento de organização de recursos para potencializarmos ainda mais o crescimento da Bahia”.

Publicada às 9h50
Atualizada às 14h25