Internos da Colônia Penal de Simões Filho participaram, nesta terça-feira (29), da aula inaugural do curso Preparando para a Liberdade, que faz parte do projeto Liberdade e Cidadania, resultado de um convênio entre a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela para inserir presos e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho.

Com duração de quatro meses, sempre às terças e quintas-feiras, no turno matutino, a capacitação ensinará os internos, noções de cidadania e valores éticos. Além de certificados, eles terão direito à remissão de pena – para cada 18 horas/aula é reduzido um dia da pena.

Segundo o coordenador executivo do projeto, Hélio Sampaio, o objetivo do curso é estimular o apenado a transformar a sua realidade, por intermédio do trabalho. “Todo o suporte oferecido para o andamento do curso só tem sentido quando vemos esses internos, fora da unidade, trabalhando e progredindo”.

Os outros cursos oferecidos pelo programa Liberdade e Cidadania são construção civil, artesanato, bijuteria, bordado, cabeleireiro, corte e costura, garçom, horta, informática, manutenção de computadores, modelagem, padaria, pintura em tecido, pintura em tela. O curso Preparando para a Liberdade começa na Colônia Penal Lafayete Coutinho na próxima sexta-feira (1º).