Representantes de instituições municipais e técnicos das secretarias da Saúde (Sesab) e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) participaram, esta semana, de uma oficina promovida pela Secretaria Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Drogas (Senad). Durante o encontro na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), foram apresentados a definição e os objetivos do Projeto Lua Nova, que será implantado em Salvador e região metropolitana.

O projeto é uma iniciativa do governo federal que, por meio da parceria com os governos estadual e municipal, objetiva a reinserção de mães, adolescentes e crianças em situação de vulnerabilidade social, com ações para geração de renda, trabalho, estudo, desenvolvimento comunitário e cidadania. Durante um ano serão formadas e supervisionadas equipes locais para a implantação das ações nos municípios de Salvador, Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas.

Durante a oficina, realizada na terça-feira (22), os representantes das instituições e técnicos das secretarias participaram de atividades educativas, lúdicas e reflexivas, e apresentaram as redes de serviços e os recursos existentes em Salvador, que podem auxiliar no desenvolvimento do projeto. A escolha dos municípios segue os critérios de seleção do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), também do Ministério da Justiça.

Uma das instituições que participaram da oficina é o Lar Pérola de Cristo, que acolhe adolescentes grávidas ou em situação de rua e crianças abandonadas. Foram muitas as instituições governamentais e não governamentais que compareceram ao encontro. Eventos similares também aconteceram em Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas.

Exemplo de boas práticas

A Associação Lua Nova é uma organização não governamental (ONG), que desenvolve ações em prol de mães, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Devido ao trabalho realizado, a ONG foi considerada pela Senad um exemplo de boas práticas e terá sua metodologia replicada em cinco regiões do Pronasci, por meio do Projeto Lua Nova.