A primeira simulação de acidente com derramamento de produto químico às margens do Rio da Dona, em Santo Antônio de Jesus, foi realizada na terça-feira (29) pela Embasa. O exercício serviu para medir o tempo de resposta dos agentes envolvidos neste tipo de ocorrência e garantir atuação rápida e eficiente para minimizar danos ambientais e prejuízos.

Participaram da simulação equipes do Corpo de Bombeiros, das Polícias Rodoviária Federal e Estadual, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Defesa Civil Municipal e da Brigada de Emergência da Unidade Regional da Embasa na cidade.

O simulado foi realizado no Km-275 da BR-101, ponto escolhido devido à proximidade da barragem com a pista, o que aumenta o risco de contaminação da água em caso de acidente. A atividade foi o ponto culminante de uma série de cursos e treinamentos nos últimos oito meses.

A simulação faz parte do Plano de Atendimento a Emergência (PAE), da Unidade da Embasa de Santo Antônio de Jesus, que tem o objetivo de preparar os brigadistas para atuar em caso de acidente, evitando riscos à saúde dos trabalhadores e da comunidade, além da contaminação dos mananciais e danos aos equipamentos da empresa.

Foi simulado um acidente com três vítimas e um vazamento de soda cáustica às margens da barragem. Um barco da Embasa fez a contenção do suposto produto na água. Já o Corpo de Bombeiros prestou os primeiros socorros e controlou o vazamento no caminhão. Numa ambulância, as vítimas foram encaminhadas ao hospital regional, e a Polícia Rodoviária organizou o trânsito no local.

A Defesa Civil comandou a ação, acompanhada de perto pelos brigadistas da Embasa, que providenciaram o fechamento da adutora para evitar a possibilidade de captação de água contaminada.