LOCAL: municípios de Quixabeira e Capela do Alto Alegre, no território de identidade Bacia do Jacuípe, a, respectivamente, 300 e 208 quilômetros de Salvador.
DATA: 25.03.11 (sexta-feira)
HORÁRIO: 9h e 11h

O QUE É: entrega de trecho recuperado da BA-791 e de obras de pavimentação em Quixabeira e inauguração do Colégio Estadual Professora Zenilda Fernandes dos Santos Farias em Capela do Alto Alegre.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

BA-791: o trecho recuperado possui nove quilômetros de extensão e liga a sede de Quixabeira à BR-324. Por ele, circulam em média 120 veículos por dia. Com investimento de R$ 1,86 milhão, foram realizados serviços de restauração e pavimentação, beneficiando 75 mil pessoas e favorecendo o escoamento da produção pecuária e de grãos.

PAVIMENTAÇÃO: as ruas José Amando, Deputado João Alves, Adelvino Santos Felicino Coelho, Irênio Delfino, Mineiro Araujo e da Saudade foram pavimentadas com paralelepípedo, totalizando uma área de aproximadamente 6 mil m². O investimento foi de R$ 400 mil.

COLÉGIO: fica localizado na sede do município e tem capacidade para 960 alunos do Ensino Médio, distribuídos nos três turnos. A escola atenderá os estudantes que frequentavam o Colégio Joaquim Machado, por meio de um convênio de cessão de sala com a Fundação Educacional Joaquim Machado. O nome da unidade escolar homenageia uma antiga educadora da cidade e foi escolhido mediante consulta na comunidade local. O novo prédio conta com oito salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala de vídeo, laboratório de ciências, banheiros adaptados para pessoas com deficiência física, rampas de acesso, quadra de esporte, entre outras instalações. O investimento foi de R$ 1,5 milhão.

OUTRAS AÇÕES: em Quixabeira, além da recuperação da estrada que dá acesso à cidade e da pavimentação de ruas, o governo construiu uma quadra poliesportiva no povoado de Alto do Capim e implantou uma rede distribuição de água na localidade de Várzea Danta. Os quixabeirenses também foram beneficiados com ações na área de energia, que, por meio do Luz para Todos, levaram eletricidade para 457 residências da zona rural, beneficiando 2.285 pessoas. Outras 14 moradias ainda serão ligadas à rede elétrica, permitindo que mais 70 moradores tenham acesso ao serviço. Já em Capela do Alto Alegre, a recuperação do trecho estadualizado da BR-349, que liga o município à BR-324 e Nova Fátima, beneficiou 105 mil habitantes da região, com um investimento de R$ 9,3 milhões.

QUIXABEIRA: com extensão territorial de 368 quilômetros quadrados, sua população está estimada em 9.624 habitantes. A cidade foi emancipada em 1989 e a prefeitura é comandada atualmente por Eliezer de Oliveira.

CAPELA DO ALTO ALEGRE: tem 656 quilômetros quadrados de extensão territorial e população estimada em 12.748 habitantes. O atual prefeito da cidade, emancipada em 1985, é Claudinei Novato.