Cerca de 300 representantes da sociedade civil e do poder público se reúnem entre esta terça-feira (15) e a próxima sexta (18), no Hotel Vilamar, bairro  Amaralina, em Salvador, com a finalidade de alinhar os procedimentos metodológicos para o Plano Plurianual Participativo (PPA-P) 2012-2015. Divididos em duas turmas, os Grupos de Trabalho Territoriais (GTTs) têm o papel de promover a discussão nos territórios de identidade e qualificar as propostas que integrarão o Plano Plurianual (PPA).

De acordo com o secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, a intenção é fazer os últimos ajustes para que o processo de escuta à sociedade civil ocorra com fluidez. “Precisamos estar afinados para que o diálogo seja produtivo e para que as diretrizes, objetivos e metas a serem estabelecidas no PPA atendam às necessidades da sociedade”. Entre os temas de discussão estão o plano estratégico de longo prazo, o Bahia 2023, o cenário econômico para os próximos anos e a matriz temática do PPA-P 2012-2015.

O PPA é o planejamento do governo para quatro anos, onde são definidos objetivos, diretrizes e metas que serão detalhadas posteriormente nas Leis Orçamentárias Anuais. Com este documento, o governo estabelece as prioridades e fica sabendo como gastar melhor os recursos públicos.

Já o PPA-P é uma estratégia utilizada pelo governo para apresentar à sociedade suas diretrizes estratégicas e ouvir o que a sociedade tem a dizer, quais suas necessidades, os problemas e sugestões. O PPA-P subsidia a elaboração do Plano Plurianual e é coordenado pela Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).