O outono começou chuvoso em Salvador e região metropolitana. Neste fim de semana (de sexta a domingo), o céu permanece nublado, com chuvas de intensidade fraca a moderada e as temperaturas elevadas, com valores variando entre 22°C (mínima) e 30°C (máxima). O serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), não descarta a possibilidade de ocorrência de chuvas fortes (em alguns pontos da cidade), acompanhadas de trovoadas nas primeiras horas da manhã e à noite.

Essa condição de tempo está associada à intensificação dos ventos úmidos que vêm do Oceano Atlântico. Para a grande parte do interior da Bahia, a previsão é de céu encoberto e chuvoso. Mínima de 18ºC, em Morro do Chapéu, e máxima, de 33ºC, em Juazeiro e Milagres.

De acordo com o meteorologista Ricardo Rodrigues, nas regiões nordeste, Recôncavo, setor leste das regiões da Chapada Diamantina, sudoeste e sul do estado, o céu deverá manter-se nublado, com chuvas significativas e temperaturas oscilando entre 20°C (mínimas) e 31°C (máximas). “As chuvas nessas áreas também serão devido aos ventos úmidos que vêm do mar. As temperaturas mais baixas do Estado, com mínima de até 19°C, são esperadas para as regiões serranas da Chapada e sudoeste”.

Segundo ainda Rodrigues, nas regiões norte, oeste e São Francisco, a atuação da Zona de Convergência Intertropical e a umidade vinda da região amazônica associadas ao calor ainda serão os principais responsáveis por manter o céu encoberto e com chuvas fracas. Nessas regiões, as temperaturas mínimas previstas deverão ficar em torno dos 20°C e as máximas chegando aos 32°C. “Contudo, é importante ressaltar que no mês de abril as chuvas já começam a diminuir na faixa centro-oeste da Bahia”.

Maré 

A previsão é de a maré alta atingir sua altura máxima em torno das 9h e 21h, com valores variando entre 1,4m e 1,9m. A baixa (0,6 a 1 metro) deverá atingir seu mínimo por volta das 2h e 14h. As ondas deverão permanecer com agitação fraca e moderada, mas com altura máxima podendo chegar a 2,5 metros.

Radiação Ultravioleta 

A meteorologista Maryfrance Diniz explica que os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV) deverão permanecer com intensidade Extrema em praticamente todo o Nordeste brasileiro, com valores oscilando entre 11 e 12. “Com isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda evitar exposição ao sol das 10h às 16h, além de usar filtro solar, bonés, óculos escuros e roupas leves”.