LOCAL: município de Guanambi, no território de identidade Sertão Produtivo, a 796 quilômetros de Salvador.
DATA: 29.03.11
HORÁRIO: a partir das 9h30

O QUE É: assinatura de ordem de serviço para implantação da Adutora do Algodão e anúncio da licitação de duas pontes na BA-573. Na oportunidade, acontece uma reunião entre representantes do Governo do Estado e do Ministério da Integração Nacional

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PROGRAMAÇÃO: a assinatura de atos acontece às 9h30, no Centro Cultural de Guanambi. Já a reunião será realizada às 10h30, na sede 30ª Diretoria Regional de Saúde. Na pauta, a transposição do Rio São Francisco e outros projetos para a Bahia.

ADUTORA: é uma parceria entre os governos federal e estadual, que beneficiará 226 mil pessoas com água de qualidade e em quantidade suficiente. O investimento de R$ 75,7 milhões resolverá definitivamente os problemas de escassez de água para abastecimento humano nas sedes municipais de Guanambi, Matina, Pindaí, Candiba, Palmas de Monte Alto, Iuiú e Malhada, além das localidades de Ceraíma, Mutãs e Morrinhos (Guanambi); Maniaçu, Pajeú do Vento e Brejinho das Ametistas (Caetité); Julião (Malhada); Matina (Igaporã); Guirapá (Pindaí); Pilões (Candiba) e Ibitira (Rio do Antônio), entre outras ao longo de sua área de influência.

FUNCIONAMENTO: com captação de água bruta em Malhada, no rio São Francisco, e uma estação de tratamento na localidade de Julião, a adutora terá 235 quilômetros de tubulações em diâmetros variados, seis reservatórios e seis estações de bombeamento para fazer a água chegar às comunidades mais distantes.

SITUAÇÃO: há uma grande expectativa em torno da obra. A situação do açude Ceraíma e da barragem Poço do Magro, que abastecem Guanambi e cidades próximas, é crítica. Apesar das chuvas que começaram a cair na região, o nível desses reservatórios ainda está muito baixo e essa situação vem se agravando a cada ano, em razão do crescimento da população e das prolongadas estiagens, o que compromete a regularidade do fornecimento de água para consumo humano.

PONTES: uma ficará sobre o Rio Poções e a outra sobre o Rio da Cruz, ambas com 36 metros de vão. A implantação dos equipamentos integra os serviços de recuperação de 39 quilômetros da BA-573, entre Guanambi e Matina. A pavimentação já foi realizada e quando concluída a obra beneficiará 120 mil pessoas dos municípios Guanambi, Matina, Riacho de Santana, Bom Jesus da Lapa.

GUANAMBI: com extensão territorial de 1.302 quilômetros quadrados, sua população está estimada em 78.801 habitantes. A cidade foi emancipada em 1919 e a prefeitura é comandada atualmente por Charles Fernandes.