A primeira neurocirurgia oncológica realizada, este mês, pelo Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, foi uma craniotomia (abertura cirúrgica do crânio) e biópsia de lesão intra-axial, em um paciente de 25 anos. De acordo com o diretor Gilmar Vasconcelos, a população do município e região só tinha acesso ao procedimento em outros centros, a exemplo de Salvador.

O neurocirurgião, José Schulte, disse que o paciente apresentava-se com quadro de cefaléia holocraniana há várias semanas, com agravamento progressivo, tendo sido identificado uma tumoração cerebral. “Sem dúvidas, o uso do microscópio cirúrgico recém-adquirido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) foi fundamental para o sucesso do procedimento, visto evolução clínico-imagiológica favorável”, afirmou o médico, salientando que o paciente apresentou ótima recuperação no pós-operatório, sem déficits motores ou de linguagem.

O diretor da unidade ressaltou que a possibilidade de realização do procedimento evita solicitações de Tratamento Fora do Domicílio e ajuda também a desafogar os serviços na capital.