A avaliação do Laboratório do Hospital do Oeste feita, no mês de janeiro, pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), foi de 95% de acerto na amostra desconhecida que o órgão enviou para a unidade hospitalar. O resultado está bem acima da média (aceitável) pelo programa que é de 80%. O Controle Externo da Qualidade ou Ensaio de Proficiência (Pro-Ex) é elaborado de acordo com os termos contratuais para que seja conhecida a sua precisão e exatidão.

Os ensaios de proficiência do PNCQ avaliam o desempenho de um laboratório clínico ou banco de sangue, comparando-o com os seus pares e dos laboratórios clínicos de referência, proporcionando orientações valiosas nos processos de melhoria da qualidade dos seus resultados.

Patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, o PNCQ possui por objetivo realizar a avaliação externa da qualidade proporcionando um constante aprimoramento científico da equipe técnica dos seus clientes de modo a garantir a confiabilidade dos laudos, valorizando a imagem profissional da empresa como um todo. Todos os equipamentos/máquinas instalados no ambulatório receberam conceito A e B (aceitável e bom) para a realização dos exames laboratoriais.