Somente nesta segunda-feira de Carnaval (7), até às 17h, nos dois postos onde está sendo disponibilizado o teste rápido para a detecção precoce do HIV, foram atendidas 190 pessoas, sendo 120 no posto instalado na Corredor da Vitória, no antigo Colégio Apoio, e as demais (70) no Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), em Ondina.

Do total de testes realizados, dois deram positivos, ambos em pessoas do sexo feminino. Durante todo o domingo, foram realizados 247 testes, sendo 111 no posto de Ondina e 136 no Corredor da Vitória, também com dois resultados positivos, totalizando nos dois dias, 437 testes.

Todas as pessoas que tiveram resultado positivo foram encaminhadas para atendimento na unidade de referência da rede Sesab. A coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Maricélia Macedo, revela que a campanha ‘Fique Sabendo, para realização do teste rápido, é uma atividade desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

Abuso de álcool
Com o slogan "No carnaval da Bahia, abuse… da alegria!", o Bloco da ‘Redução de Danos’, iniciativa dos serviços de referência no tratamento de pessoas em sofrimento decorrente do uso de álcool e outras drogas, antecipou a abertura do Carnaval da Barra, na quarta-feira (2).

Iniciativa do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps Ad Pernambués) e o Caps Ad III (Gey Espinheira), o evento teve o apoio da Secretaria da Saúde do Estado do Estado, por intermédio da área técnica de Saúde Mental.

A banda ‘Tambores e Cores’ animou o bloco, levando informações e orientações aos foliões sobre os cuidados com a saúde e a prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas. Iniciar o carnaval de Salvador com mensagens de prevenção foi uma ação bem recebida pelos foliões, segundo os coordenadores da ação.

Na quinta-feira (3), a equipe montou um ponto fixo para a troca de latas de cerveja usadas por água mineral, como forma de prevenir a intoxicação e embriaguez pelo uso abusivo do álcool.

Os profissionais dos serviços de referência no tratamento às pessoas em sofrimento decorrente do uso de álcool e outras drogas, além de orientar os foliões na troca das latas pela água, proporcionaram ainda momentos de relaxamento, além da distribuição de preservativos e material informativo sobre o tema. As pessoas abordadas elogiaram a iniciativa pioneira, ao tempo em que solicitavam que a intervenção acontecesse todos os dias da festa.

Turistas de outros países e de outros estados brasileiros ficaram surpresos com a ação e muitos comentaram que irão sugerir o mesmo para as suas cidades. No local havia disponível material informativo em outros idiomas.

Foram arrecadadas centenas de latinhas de bebidas alcoólicas, que serão utilizadas para a criação de uma escultura, a partir do trabalho da artista plástica Elia Cardoso, que é terapeuta do CAPS Ad Pernambués.

Juntamente com pacientes do serviço, a artista realizará uma intervenção de cunho terapêutico, utilizando as latinhas como forma de alerta para os riscos do uso abusivo de álcool e outras drogas, bem como os riscos de sua interação com a direção automotiva e com as relações sexuais desprotegidas.