Vinte e três delegacias da Polícia Civil baiana, instaladas em Salvador, região metropolitana e em Feira de Santana, passam a contar com novos delegados titulares, conforme decreto governamental publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (23). De acordo com o delegado geral, Hélio Jorge Oliveira Paixão, a mudança de titularidade nas unidades policiais “é um processo natural dentro da estrutura da instituição, onde se faz necessário compartilhar, entre os delegados, o conhecimento da realidade de todo o território de atuação da Polícia Civil, com vista a aprimorar a qualidade do atendimento ao cidadão”.

Para a titularidade da 1ª Delegacia, localizada no Complexo Policial dos Barris, foi designada a delegada Jamila Carvalho Santos Cidade, substituída na 34ª Delegacia (Portão) por Cláudio Meireles Miranda, que cederá seu lugar, na 23ª Delegacia (Lauro de Freitas), a Joélson dos Santos Reis. A nova titular da 2ª Delegacia (Lapinha) será Heleneci Sousa Nascimento de Jesus e Vânia Nunes Seixas Matos assume a 3ª Delegacia (Bonfim) no lugar de Celina de Cássia Fernandes Santos, designada para a 13ª Delegacia (Cajazeiras).

Também houve mudança na titularidade da 4ª Delegacia, em São Caetano, assumida pela delegada Rogéria da Silva Araújo. Seu antecessor, Osmar Andrade Leal, vai para a 7ª Delegacia, sediada no bairro do Rio Vermelho. O delegado Roberto Dias Alves foi designado para a 8ª Delegacia (CIA), e Maria Dail Sá Barreto Rodrigues ocupa o comando da 6ª Delegacia (Brotas), no lugar de Maria Fernanda Porfírio de Sousa, que irá para a 9ª Delegacia (Boca do Rio), como titular.

A 10ª Delegacia, em Pau da Lima, agora será comandada pelo delegado Carlos José Habib Lima, substituído na 16ª Delegacia (Pituba) por Jussara Maria Santos de Souza, que dirigia até terça-feira (22) a 28ª Delegacia. Esta unidade, instalada no Nordeste de Amaralina, ficará sob a responsabilidade do delegado Marcelo Costa Sansão, que deixa a titularidade da delegacia do município de Nazaré, no Recôncavo baiano.

No município de Itaparica, a 19ª DT terá o comando do delegado Paulo Roberto Guimarães Santos. Aymara Bandeira Vaccani é a nova titular da 20ª Delegacia, em Candeias. Remanejado da 1ª Delegacia, em Salvador, Antônio Fernando Soares do Carmo assumirá a 22ª Delegacia, na cidade de Simões Filho.

Em Dias D’Ávila, também na região metropolitana, o delegado João Miranda Pithon Júnior assumirá a 25ª Delegacia. Geovani Paranhos dos Santos foi designado para o cargo de titular da Delegacia de Pojuca. No município de Feira de Santana, Laércio dos Santos será o titular da 3ª Delegacia, subordinada à 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior. Ainda em Feira, a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) terá como titular Fabíola Travi Ribeiro.

Deam
Pioneira no estado na assistência à mulher vítima de violência, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), no Engenho Velho de Brotas, terá a delegada Marilda Marcela da Luz como titular. Também instalada nas imediações de Brotas, a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) ficará sob o comando de Diana Marise de Carvalho Teixeira Lima.