A Polícia Militar (PM) da Bahia, em conjunto com a Polícia Civil, iniciou às 4h desta madrugada (25), no Nordeste de Amaralina, ações de intensificação do policiamento em toda área, com o objetivo de cumprir 30 mandados de prisão, apreender armas, drogas e veículos provenientes de furto e roubo, através de repressão qualificada, com base em análises de inteligência.

Está sendo empregado, em turnos de serviço, um efetivo total de 875 policiais militares de diversas unidades da PM. O policiamento conta com o apoio do Grupamento Aéreo e do VAT – Veículo de Apoio Tático. O fortalecimento do policiamento ocorre em quatro áreas específicas: Nordeste, Vale das Pedrinhas, Santa Cruz e Chapada do Rio Vermelho, compreendendo pontos de bloqueio, abordagens, incursões e postos de controle de trânsito.

Durante a operação, o traficante de drogas Luiz Fernando Anunciação da Cruz, conhecido como “Camisinha”, morreu em confronto com policiais. Ele era líder de uma facção responsável pelo comércio de entorpecentes em Salvador e Região Metropolitana. "Camisinha" era filho de um sargento da PM, apelidado de Luizão e que, segundo as investigações, contribuía com as ações criminosas.

O traficante, que já havia sido preso por prática de roubo e autuado pela 7ª Delegacia Territorial (Rio Vermelho), comandava a maior parte das “bocas de fumo” do Nordeste de Amaralina – compreendendo as localidades de Vila Verde, Boqueirão, Areal, e Vale das Pedrinhas – após ter herdado os pontos do traficante Val Bandeira. Além do envolvimento no tráfico de drogas e em vários assaltos, "Camisinha" era autor de diversos homicídios, ficando bastante conhecido por ter participado da “Chacina de Itinga”, ocorrida em outubro do ano passado.

Além da 40ª CIPM/Nordeste de Amaralina, participam também o Batalhão de Choque, Esquadrão Águia, RONDESP, Esquadrão de Polícia Montada, Companhia de Proteção Ambiental, 12ª CIPM/Rio Vermelho, 13ª CIPM/Pituba, 39ª CIPM/Imbui e 41ª CIPM/Federação, sob o comando do Coronel Mozart Santos.

Os presos e material apreendido serão encaminhados para o Departamento de Narcóticos, localizado no Complexo Policial dos Barris.  As ações que tiveram início nesta sexta terão continuidade nos próximos dias.

Publicada às 10h55
Atualizada às 12h25