O Instituto Mauá promove a última edição da Feira Baiana de Artesanato, no sábado e no domingo (26 e 27), das 16h às 21h, no Jardim dos Namorados. O evento reúne 100 barracas de artesanato e 20 de culinária. A partir das 19h, artistas locais se revezam no palco armado no espaço gastronômico, em apresentações que passeiam pelo samba e o forró.

Ao longo dos meses de setembro a março, a feira movimentou R$ 530 mil, beneficiando diretamente mais de mil artesãos, que, além dos negócios firmados durante o evento, garantem encomendas de curto e longo prazo.

“É a oportunidade de divulgar nosso trabalho para um público diversificado e a maneira que temos de vender nosso trabalho. Dá pra tirar uma renda boa, pagar os custos e ainda tirar um lucro legal com as peças”, afirmou Alberto Cunha, que produz instrumentos musicais em miniatura.

Para Maria das Graças Fontes, que cria acessórios femininos a partir do processo de metalização de sementes, folhas, madeira e pedras, que depois são banhadas a ouro, a feira permitiu expandir a produção e firmar novas parcerias comerciais. “A grande oportunidade que é dada na feira é a divulgação do trabalho para possibilitar futuros negócios e o escoamento da produção. Para mim, possibilitou a formação de parcerias no terceiro setor, nos conectando numa rede social que potencializa o nosso negócio e agrega valor à produção. Hoje, temos alcance não só em Salvador, como conseguimos levar nosso trabalho à Europa”, disse Maria das Graças.

A Feira Baiana de Artesanato, criada em 1993, integra as ações do Instituto Mauá no fomento, preservação e promoção do segmento. A nova temporada começa em setembro e segue até março de 2012.