Recepcionados por baianas estilizadas e grupos de percussão, os turistas a bordo dos nove transatlânticos que chegaram ao Porto de Salvador desde sábado passado foram direto para um dos circuitos do Carnaval. Somente nesta terça-feira (8), sete navios aportaram em Salvador.

A capital baiana já recebeu mais de 23 mil visitantes em nove cruzeiros. Os navios são provenientes das cidades do Rio de Janeiro, Búzios, Santos e Maceió.

Os foliões visitantes demonstram muita empolgação logo ao desembarcar. Enquanto alguns dançavam ao som dos tambores do grupo percussivo Diáspora e tiravam fotos com baianas, outros preferiram enfrentar a fila para garantir um dos abadás que são vendidos em uma central montada no próprio porto, exclusivamente para atendê-los.

“É a primeira vez que visito a Bahia e estou bastante ansioso para curtir o Carnaval. Quero pular bastante”, disse Rafael Brandão, 26 anos, do Espírito Santo.

Já a carioca Fernanda Andrade, 29 anos, ainda não tinha decidido o seu destino carnavalesco. Com tantas dúvidas, pediu ajuda a um dos 16 guias e monitores de plantão no local, que lhe prestou informações sobre a localização dos circuitos da festa e as opções de transporte.

“Eu queria saber qual o circuito mais próximo do porto, para minha volta ser tranquila. O guia me orientou muito bem e agora estou indo para o Campo Grande com minhas amigas. Adorei esse serviço, porque é minha primeira vez em Salvador e, como não conheço nada, os guias ajudam bastante”, declarou.

Turistas dinamizam a economia

O secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, afirma que turistas dinamizam a economia do Estado, principalmente a de Salvador, que recebe a maior parte dos visitantes. De acordo com ele, se cada visitante gastar R$ 200 por dia – média usual em temporadas anteriores-, a capital baiana deve receber R$ 4,5 milhões no período da folia.

“Os visitantes não apenas movimentam a economia, mas divulgam a Bahia para outros estados e países. Por isso, devemos recepcioná-los bem. Com ou sem abadá, tenho certeza que eles vão poder cair na folia com tranquilidade e muita animação”, afirmou o secretário.

Temporada de cruzeiro marítimos segue até abril

Segundo dados da Associação Brasileira de Cruzeiros (Abremar), Salvador é a segunda cidade mais visitada pelos cruzeiristas durante o Carnaval, recebendo mais de 20 mil turistas, atrás apenas do Rio de Janeiro, que receberá 10 navios com 26.991 passageiros.

A temporada 2010/2011 de cruzeiros marítimos na capital baiana começou em outubro passado e se estende até o final de abril. Durante o período, cerca de 140 navios aportam na cidade, trazendo 350 mil passageiros. O número representa crescimento de 20% em relação ao ano passado.