A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) aderiu ao programa de coleta seletiva ‘Recicle Já Bahia’, que objetiva reduzir e reaproveitar resíduos sólidos gerados em órgãos públicos. O programa é desenvolvido pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), além da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab).

As primeiras ações de combate ao desperdício foram estabelecidas a partir de uma reunião entre os representantes das instituições, na semana passada, com a formação de um grupo gestor na Adab. Foram estabelecidas algumas metas como a doação dos papéis de arquivo antigo a cooperativas de reciclagem, instalação de lixeiras seletivas na sede e instrução dos servidores e funcionários de limpeza na Agência.

O programa ‘Recicle Já Bahia’ teve inicio em 1999. Após 11 anos, mais de três mil toneladas de materiais recicláveis foram desviadas de aterros sanitários, contribuindo para a preservação ambiental. Também foi responsável pela geração de oportunidades de emprego para catadores vinculados a cooperativas.