A Bahia tem potencial para receber novos investimentos da Nova Zelândia. A constatação é do embaixador Mark Trainor, que foi recebido nesta sexta-feira (8) pelo secretário estadual da Agricultura em Exercício, Jairo Carneiro, no salão de atos da Governadoria. Na quinta (7), ele esteve com o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler.

Trainor afirmou que “visitamos vários estados como São Paulo, Pernambuco e Paraíba, mas encontramos na Bahia características especiais, a exemplo do clima favorável, para aplicarmos nossos investimentos”. De acordo com ele, a Nova Zelândia tem interesse de investir nas cadeias produtivas do leite, da carne e de grãos.

Segundo Jairo Carneiro, recentemente uma missão da agropecuária baiana esteve na Nova Zelândia, onde foi bem recebida e demonstrou aos empresários as possibilidades de investimentos no estado. Um dos frutos dessa visita foi o entendimento para a realização de intercâmbios entre técnicos baianos e neozelandeses.

Na visita ao secretário Eugênio Spengler, o embaixador lembrou que o seu país deseja estreitar laços e estabelecer parcerias com o governo baiano por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Entre as oportunidades mencionadas está a troca de experiências de gestão em relação às unidades de conservação estaduais.

Para o secretário, o governo neozelandês poderá contribuir com a Sema em questões como o inventário de emissões atmosféricas, a exemplo da “contribuição no processo de elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento das Mudanças do Clima”.