Quarenta mil agricultores familiares de 20 municípios da região de Irecê estão tendo a oportunidade de introduzir tecnologia em suas propriedades, através do projeto Seagri Itinerante/Mais Alimento, que a Secretaria Estadual da Agricultura está realizando durante a Expoagri 2011, que acontece no Parque de Exposições de Irecê até domingo (1º de maio).

Num verdadeiro parque tecnológico, tratores, máquinas e implementos estão à disposição dos agricultores, via programa Mais Alimento. “Através desse programa é possível comprar de um facão a um trator, com três anos de carência e sete anos para pagar, sem juros”, disse o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles. O secretário afirmou que no Brasil inteiro o programa funciona com 2% de juros. “Mas na Bahia o juro é zero”.

A 13ª Expoagri foi aberta oficialmente na noite de quinta-feira (28), com a presença do superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio, representando o secretário. Sampaio falou da importância do evento, “que a cada ano fica maior e melhor, possibilitando o intercâmbio entre produtores e criadores da região, fortalecendo também a agricultura familiar”.

A Expoagri 2011 conta com mais de mil animais expostos, entre caprinos, bovinos e equinos, e em sua programação oferece muitos cursos, como o de apicultura.