Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apresentaram quatro trabalhos científicos relacionados às ações de defesa sanitária animal, realizadas pela agência e que fazem parte do Programa Nacional de Febre Aftosa.

A apresentação dos trabalhos aconteceu no seminário internacional Etapa Final de Erradicação da Febre Aftosa: O Plano de Ação do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA) 2011-2020, durante a 38ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), em Recife (PE).

“A apresentação dos trabalhos científicos é muito importante, porque estamos publicando as ações da defesa sanitária animal na Bahia. Dessa maneira, contribuímos com informações para a sociedade e para o universo acadêmico”, disse o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal.

Os fiscais Iram da Silva Ferrão, Antônio Lemos Maia Neto, Márcio Santos Batista, Adriana Batista Mattos, Luciana Teixeira da Silva e Eliane Silva Sampaio apresentaram em formato de pôster diversas ações realizadas pela agência, como fiscalização de trânsito, educação sanitária, vigilância epidemiológica, campanha de vacinação e declaração dos rebanhos, cumprindo os períodos estabelecidos, com o reconhecimento por parte de entidades internacionais, como a Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE).

Os trabalhos abordam também a ovinocultura, as precauções no trânsito, que é considerado um dos principais disseminadores de doenças infectocontagiosas entre os animais, e o controle eficiente de fronteiras e divisas por meio das barreiras sanitárias.