Estão abertas até esta sexta-feira (8) as inscrições para os cursos do projeto Educar para Construir no Bairro da Paz, com 100 vagas. As oportunidades são para aprendiz de pedreiro/pintor, carpinteiro, eletricista, encanador, almoxarife e auxiliar administrativo.

O projeto é uma parceria do governo estadual, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), e a Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM).

O processo seletivo da unidade do Bairro da Paz acontece em 16 deste mês e está dividido em duas etapas. A primeira inclui provas de Matemática e Português, e na segunda será realizada entrevista. As aulas começam em 2 de maio e os cursos têm a duração de um ano, sendo cinco meses de teoria e sete de prática.

Cada aprendiz recebe uma bolsa para participar da capacitação. Os pré-requisitos para a seleção são: ter entre 18 e 22 anos, ter identificação com o setor da construção civil e estar entre a 5ª série do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio, matriculado e frequentando uma escola pública, preferencialmente à noite.

As inscrições, gratuitas, estão sendo feitas no Conselho de Moradores do Bairro da Paz, das 8 às 11h30 e das 14 às 16h30. Os documentos necessários são: carteira de identidade, CPF ou protocolo, carteira de trabalho ou protocolo, cópia do comprovante de residência, cópia do atestado de matrícula da escola municipal ou estadual, título de eleitor (caso possua), cartão do Bolsa Família (caso possua) e uma foto 3×4.

Boiadeiro

O projeto também oferece outras 200 vagas na unidade do Boiadeiro, no subúrbio ferroviário. Foram inscritos 591 jovens, que começam o processo seletivo neste sábado (9). Os cursos disponibilizados são reconhecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para capacitar jovens aprendizes, conforme a Lei de Aprendizagem, que prevê que as empresas podem contratar uma cota de aprendizes de acordo com o número de funcionários desejado.