LOCAL: Ouro Preto, Minas Gerais.
DATA: 21.04.11 (quinta-feira)
HORÁRIO: 10h

O QUE É: solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

MEDALHA: será entregue a 239 personalidades que tenham contribuído para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. O evento terá como oradora oficial a presidenta Dilma Rousseff, que será agraciada com o Grande Colar, grau máximo da Medalha da Inconfidência. A cerimônia será realizada na Praça Tiradentes, Centro Histórico de Ouro Preto. O governador Jaques Wagner estará presente para receber a medalha, com a qual foi homenageado em 2007. O vice-governador Otto Alencar também será condencorado.

COMEMORAÇÃO: cumprindo a tradição do dia 21 de Abril, o governador de Minas, Antônio Anastasia, assinará ato de transferência simbólica da capital do Estado para Ouro Preto. Também estão previstas homenagens a Tiradentes, mártir da Inconfidência, e a duas mulheres que viveram na Vila Rica (antigo nome de Ouro Preto) em 1789 e testemunharam a Conjuração Mineira: Maria Dorotéia Joaquina de Seixas (Marília de Dirceu) e Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira. A solenidade encerrará as comemorações da Semana da Inconfidência.

INCONFIDENTES: antes da abertura do evento, acontece a cerimônia de sepultamento dos restos mortais dos inconfidentes José de Resende Costa, João Dias da Mota e Domingos Vidal de Barbosa. Eles serão enterrados no Panteão dos Inconfidentes, no Museu da Inconfidência, situado na Praça Tiradentes, onde estão enterrados outros 13 inconfidentes. O sepultamento foi autorizado depois que a ossada dos inconfidentes foi oficialmente identificada pela Faculdade de Odontologia da Unicamp, em Piracicaba (SP).

HISTÓRICO: maior comenda concedida pelo estado de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência foi criada em 1952, no governo de Juscelino Kubitscheck, e é entregue anualmente com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Entre os agraciados estão ministros de Estado, parlamentares, artistas, professores e profissionais liberais.