O estilo de vida colorido, cheio de movimento e cercado pela natureza sugerido pelo artista plástico israelense contemporâneo, David Gerstein, está presente nas 37 esculturas da mostra de sua autoria, ‘Lifestyle’, aberta nesta quarta-feira (6), no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, com a presença do governador Jaques Wagner e diversas autoridades. As peças ficam expostas até o dia 19 de junho deste ano.

Feitas de metal, cortadas a laser e pintadas com cores vibrantes, as esculturas representam temas variados e retratam o cotidiano urbano, mas sem esquecer do meio ambiente. Algumas parecem estar em movimento. É o caso da obra intitulada ‘Onda do Pelotão’, que são vários ciclistas participando de uma corrida. Outra que chamou atenção do público foi a do casal correndo no parque cercados por várias borboletas.

David Gerstein explicou que na década de 1980 teve a idéia de fazer arte tridimensional e isso só foi possível quando descobriu a técnica de cortar metal com laser. “Descobri que recortando as imagens e as colocando juntas, eu posso criar a pintura no espaço, sem perder a minha paixão por cores e textura, os elementos essenciais da minha obra”.

O artista afirmou também que pretende fazer um monumento para o Brasil, a exemplo do que fez em Cingapura e em outros países. De acordo com ele, a vontade é que a obra seja feita na Bahia, por causa de seu colorido e alegria dos baianos.

Muitas das idéias de David Gerstein surgem de fontes como supermercados, embalagens, cartazes, revistas em quadrinho, brinquedos, moda, entre outros, ligados à sociedade de consumo. O artista também se preocupa em confrontar a realidade e o sublime.

O estilo agradou ao público que foi conferir de perto o primeiro dia da exposição. “Achei o trabalho original com um colorido belíssimo. Fiquei surpresa”, disse a aposentada Guaraci Adeodalto.

Aproveitando o colorido da obra do artista, o governador Jaques Wagner convidou Gerstein a conhecer o Pelourinho a fim de que ele se inspire em Salvador em seus próximos trabalhos. “Achei as peças com a cara da Bahia, muito coloridas e alegres. Por isso, o convidei a conhecer o Pelourinho, o Elevador Lacerda e outros lugares de Salvador. Vamos esperar para que ele produza alguma coisa e, se a gente gostar, quem sabe possamos ter antes da copa de 2014 uma obra dele aqui”.

Gerstein
David nasceu em Jerusalém (Israel), em 1944. Estudou na Academia Bezalel de Jerusalém, na Ecole Superieure des Beaux Arts de Paris (França) e na Liga dos Estudantes de Artes de New York (EUA). Pós-graduado pela Faculdade de St. Martin’s of Arts de Londres (Inglaterra) foi, entre 1971 e 1985, professor Sênior da Academia Bezalel de Jerusalém, onde estudou entre 1965/1966.