Em continuidade à programação comemorativa de seus 30 anos, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) fará apresentações e quatro oficinas, em Porto Seguro, após mostrar seu trabalho no TCA e no Sesc Pelourinho, em Salvador. No próximo sábado (16), a companhia mostra ‘A Quem Possa Interessar’, no Centro de Cultura de Porto Seguro, às 19h, com acesso gratuito.

A performance é uma criação do coreógrafo Henrique Rodovalho, sob direção artística de Jorge Vermelho. No domingo (17), às 17h, haverá apresentação de ‘1POR1PRAUM’ – criado por Vermelho, com supervisão coreográfica de Renata Melo -, na Praça São Brás, distrito de Arraial d’Ajuda, também com entrada franca.

Ainda no município do extremo sul baiano, o Bale do Teatro Castro Alves realiza quatro oficinas gratuitas, no dia 16, às 9h, sobre os temas ‘Dança Moderna’ (no Centro de Cultura), ‘Balé Clássico’ (Academia Dionée Alencar/Academia Elite), ‘Dança Afro’ e ‘Balé Clássico (ambas na Academia do Mestre Railson, em Arraial d’Ajuda).

Inscrições e mais informações sobre as oficinas podem ser obtidas no Centro de Cultura de Porto Seguro via culturaps@gmail.com ou pelo telefone (73) 3288-1388.

‘Mês da Dança’

Abril foi denominado o ‘Mês da Dança’ porque no próximo dia 29 comemora-se o Dia Internacional da Dança, instituído pela Unesco, em 1982, para celebrar o nascimento do bailarino Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado o criador do balé moderno.

Se esse já é um motivo para o Balé Teatro Castro Alves festejar o mês, abril se torna mais importante ainda porque no dia 1º a companhia baiana completou 30 anos.

Depois de Porto Seguro, o Balé Teatro Castro Alves fará uma série de viagens pelo interior da Bahia. De maio a novembro, a companhia se apresentará em Vitória da Conquista, Jequié, Ilhéus, Alagoinhas, Camaçari, Santo Amaro da Purificação, Valença, Feira de Santana, Juazeiro e Lençóis.

Nos programas de algumas destas viagens, além das coreografias ‘1POR1PRAUM’ e ‘A Quem Possa Interessar’, está previsto o espetáculo ‘À Flor da Pele’, criado pelo coreógrafo Ismael Ivo, sob direção artística de Jorge Vermelho.