O Projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) apresenta, nesta semana, mais dois concertos com entrada franca, no centro de Salvador. A camerata Opus Lumen estará nesta quarta-feira (13), às 16h, no Instituto Feminino da Bahia, na rua Monsenhor Otaviano, s/n – Politeama. O Duo Barroco na quinta-feira (14), às 15h, no Centro Educacional Magalhães Netto (CEA), na Praça Almirante Coelho Neto, s/n – Barris.

Levar a música de concerto a espaços alternativos da cidade, formando novas plateias é o objetivo desse projeto, que faz sucesso junto a um público diversificado, incluindo crianças, jovens e idosos. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Cultura (Secult), Fundação Cultural do Estado (Funceb) e TCA.

Opus Lumen

É formado pelos músicos Gustavo Seal (oboé) Solamy Oliveira (clarineta) e Cláudia Sales (fagote). Uma das clássicas formações de grupos de câmera, o trio de palhetas é composto por instrumentos de sopro que utilizam palhetas para emitir seu som. Dois são tocados com palheta dupla – o oboé e o fagote -, e um com palheta simples – a clarineta. O grupo executa um repertório de peças eruditas contemplando a música clássica, passando pela popular estilizada.

Duo Barroco

É formado pelo trompetista Heinz Karl Schwebel e pelo pianista Eduardo Torres. Embora possua um repertório barroco com obras dos grandes mestres do período como Bach, Handel e Vivaldi, o Duo também apresenta composições que vão dos séculos 18 a 20.