A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) realiza, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Dança (29 de abril), o ‘Abril da Dança’ para potencializar as ações de grupos e artistas que atuam em três centros de cultura administrados pela entidade em Salvador.

Com esse propósito, até o dia 30, o Espaço Xisto Bahia (Barris), o Cine Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas) e o Centro Cultural Plataforma sediarão a Mostra Baiana de Grupos Residentes. Espetáculos e atividades formativas, gratuitos ou a preços populares, compõem as produções contemporâneas da dança na capital baiana, numa ação de valorização do artista e de formação de plateia.

Cada grupo participante realizará três atividades, entre apresentações artísticas, oficinas, bate-papos ou palestras – uma acontecerá no local onde regularmente atua, e as outras nos demais centros envolvidos. A ideia é também favorecer o intercâmbio entre os artistas e os diferentes espaços de atuação, ampliando a visibilidade dos trabalhos, além de capitalizar novos públicos e potenciais apoiadores para os projetos.

O ‘Abril da Dança’ integra o programa Cessão de Pauta Gratuita, que visa ampliar o acesso dos artistas e produtores aos espaços culturais administrados pelo Estado e, ao mesmo tempo, dinamizar a programação. Os grupos serão beneficiados com ajuda de custo, no valor de R$ 1,5 mil, para os espetáculos, e ainda verba para criação e confecção de material de divulgação, registro em foto das atividades, além da renda da bilheteria revertida aos artistas.