O Forte de Santo Antônio Além do Carmo sedia, neste sábado (9), a partir das 15h, o 1º Seminário No Ventre a Capoeira, aberto ao público. O evento começou no dia 19 de fevereiro deste ano, com o objetivo de fortalecer a participação das mulheres na capoeira e contou com oficinas e encontros na programação.

O Mestre Pastinha, considerado maior propagador da capoeira angola no Brasil, e o seu discípulo, mestre João Pequeno de Pastinha, foram homenageados. As mulheres homenageadas serão as professoras Ana Célia da Silva e Vanda Machado, a ‘Mãe Preta’ Maria Davina Rodrigues, a dama da capoeira Edelzuita dos Santos (Dona Mãezinha), a Mãe Eliza, do Terreiro Ilê Axé Jefan Okan Onile, a capoeirista angoleira Francisca Silva Rego, e Nancy de Souza (Vovó Cici).

Administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), o Forte de Santo Antônio reúne atividades sempre ligadas à capoeira. Mais informações sobre o seminário pelos telefones (71) 9925-5830, 8312-5869, 9635-5433 e 8833-1469, ou e-mails nildesena@yahoo.com.br e nanidejoaopequeno@yahoo.com.br