O Soterópolis desta quinta-feira (14), às 22h, pela TVE, destaca os 90 anos de Frans Krajcberg. O artista plástico polonês, reconhecido internacionalmente, mora em Nova Viçosa, no Sul baiano, desde a década de 70, e há 50 anos fez da militância ecológica sua principal bandeira.

A principal homenagem ao artista é a exposição O Grito! Ano Mundial da Árvore, em cartaz no Palacete das Artes Rodin Bahia. A mostra, iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura, marca o nobre gesto de Krajcberg de ter doado todos os seus bens ao patrimônio público da Bahia.

Marca do polonês, as esculturas em grande escala, feitas de cipós e troncos de madeira queimada, retirada de florestas depredadas pela ação humana, são o que mais chamam a atenção do visitante.

O espetáculo Staff, criado para celebrar os dez anos da companhia espanhola La Intrusa Danza, que integra a programação do projeto Viva Dança, também é objeto de uma reportagem especial. No quadro Ponto G, o jornalista Eugênio Afonso discute o kit Escola sem Homofobia, ainda sob análise do Ministério da Educação.

O programa tem novo cenário de Éder Muniz e a apresentadora Luciana Accioly veste as criações de Silas Figueiredo. No estúdio, além de Muniz, quem marca presença é o dançarino Armando Pekeno.

E mais: o Sétimo Festival Internacional de Artistas de Rua, realizado na Ribeira e dedicado ao músico argentino Ramiro, e a agenda cultural de Salvador e de outros municípios.

Dirigido por Silvana Moura, o Soterópolis ganha nova exibição no próximo domingo (17), às 18h, e também pode ser conferido em tempo real pelo portal do Irdeb.