O caminhão do ‘Educação com Energia’ volta às escolas estaduais de Salvador. Adaptada para o desenvolvimento das ações pedagógicas do projeto, realizado em parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), a unidade móvel se transforma em uma sala de aula climatizada. No local, os estudantes têm acesso a recursos tecnológicos avançados, incluindo iluminação cênica, vídeos em três dimensões (3D) e telões de LED. Nesta quarta (20), a visita ocorrerá no Colégio Estadual David Mendes Pereira, no bairro de Pau da Lima.

“Tem sido um prazer estarmos juntos com a Coelba neste projeto. Precisamos manter uma escola pública de qualidade, e este desafio não cabe só ao governo, mas a toda sociedade. Esta iniciativa é muito importante porque estimula a utilização racional do uso da energia elétrica”, afirma o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

Por meio de equipamentos e recursos multimídia, a unidade móvel da Coelba percorre escolas da rede estadual para debater alternativas na utilização de energia e criar uma consciência em torno da sua utilização. O projeto, que tem base metodológica científica, é formado por uma equipe de físicos e monitores que, junto aos estudantes, busca incentivar o uso racional e eficiente da energia elétrica, de forma lúdica e interativa, conforme seus organizadores.

Até o dia 31 de julho terão sido contemplados ainda os colégios estaduais Aplicação Anísio Teixeira, na Paralela (dia 25), Modelo Luís Eduardo Magalhães, na San Martin (26), Educação Profissional da Bahia, em Águas de Meninos (27), Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz (28) e Abílio César Borges, em Roma (29).

A iniciativa, lançada em outubro de 2010, tem proporcionado aos estudantes o acesso a palestras, vídeos, filmes e experimentos do Museu de Eficiência da Coelba, entre os quais a maquete Casinha Eletrificada, que simula o consumo de energia de uma residência.

Além disso, os estudantes têm a chance de conhecer, na prática, questões sobre física e também têm contato com conteúdos que envolvem os riscos no manuseio da energia elétrica e custos de produção por meio de apresentações e oficinas. O ‘Educação com Energia’ proporciona ainda a capacitação de professores para atuar como multiplicadores das práticas de eficiência energética.

Investimento

A Coelba está investindo cerca de R$ 1,5 milhão nessa ação educativa. Aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba. Até o momento, a unidade móvel da concessionária atendeu a 11 mil estudantes e capacitou 408 professores de 44 escolas. As cidades de Barreiras, Brumado, Itabuna e Porto Seguro foram contempladas.