A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, na próxima terça-feira (5), às 19h, no Centro de Convenções, a formatura de técnicos de nível médio do Plano de Educação Profissional. Participarão da solenidade o governador Jaques Wagner, o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, o superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, além de dois mil convidados, entre pais, professores e servidores das unidades educacionais.

Os estudantes concluíram o curso no final do ano passado. Eles são oriundos de quatro Centros Estaduais e cinco Unidades Escolares, que oferecem Educação Profissional em diversos bairros de Salvador.

Entre os concluintes está a técnica em Informática, Emily França, formada pelo Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia). Antes mesmo de receber o diploma, ela já conquistou um emprego. Foi contratada pela empresa onde fez estágio. “Além de ser formada para o mundo do trabalho, fui formada para a vida. Estou muito feliz pela conquista e só tenho a agradecer”´.

A pedagogia usada no curso foi pautada no Plano de Educação Profissional da Bahia, que tem o trabalho como principio educativo. Ao concluir o curso, os técnicos de nível médio estão aptos a ingressar no mundo profissional para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado.

Formanda pelo Curso Técnico em Análises Clínicas, no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira, Maria das Graças, 45 anos, comemora a formatura. “Passei 20 anos sem estudar. Às vezes tenho a impressão de que estou vivendo um sonho. A parte melhor é que poderei fazer o bem à comunidade da Caixa D’Água, bairro onde nasci e moro até hoje, colocando em prática o meu aprendizado”, relata emocionada.

O superintendente Almerico Lima reafirma o compromisso do Governo da Bahia para garantir a qualidade e o reconhecimento dos cursos técnicos de nível médio, como política pública de Estado permanente.

Formatura coletiva em Salvador

A formatura dos técnicos de nível médio da rede estadual de Educação Profissional acontece anualmente, desde 2009, em todos os Territórios de Identidade, nos municípios-sede dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional.

Em Salvador, pela concentração de unidades e caráter simbólico, a partir de 2010, passou a ser realizada a formatura coletiva, reunindo as unidades da rede estadual do município. No ano passado, foram diplomados 260 técnicos na capital.

Rede presente em 104 municípios

A atual gestão do governo estadual modificou o cenário da Educação Profissional, com a implantação de rede ampla e diversificada, presente em 104 municípios, que já registra o número recorde de 43 mil matrículas. Somente em 2010, a ação demandou o investimento direto de R$ 64,6 milhões oriundos de fontes estaduais e federais.

Com esse ritmo de crescimento, a Educação Profissional da Bahia se tornou a terceira maior do país, em número de matrículas – é superada apenas pelas redes de São Paulo e Paraná. O número de estabelecimentos aumentou 415%, passando de 12 unidades específicas (escolas agrotécnicas e Centros de Educação Tecnológica) e de 22 escolas de ensino médio, em 2006, para as atuais 39 unidades específicas – os Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional – e 102 escolas de ensino médio.

Houve também expansão no interior em 473%. Antes eram 22 e agora são 104 municípios atendidos. A ampliação e diversificação dos cursos buscaram atender às demandas territoriais, envolvendo consultas às comunidades locais, num crescimento de 265%. Anteriormente existiam apenas 26 cursos de seis eixos tecnológicos.

Cursos dos Formandos 2010

• Análises Clínicas (60): Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira

• Eletromecânica (41): Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira

• Enfermagem (93): Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira