Com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), uma equipe da Associação Baiana de Atletas Deficientes da Bahia (Abad) conquistou 18 medalhas (10 de ouro, seis de prata e duas de bronze), no Torneio Sérgio Del Grande realizado, no último final de semana, no Clube dos Paraplégicos de São Paulo, reunindo mais de 300 atletas também de São Paulo, Goiânia, Minas Gerais e Pernambuco.

O evento, que tem o nome do precursor do paradesporto no Brasil, foi disputado nas modalidades de bocha, atletismo, natação, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei adaptado e ciclismo adaptado. Os atletas vitoriosos são João Ulisses Bahia (quatro medalhas de ouro), Mônica Veloso (Embasa/E.C Vitória/Hammerhead, com quatro de ouro e duas de prata), Carine Almeida (uma de prata e uma de bronze), José Carlos Santos (uma de ouro e duas de prata), Alfredo Santos (uma de ouro e uma de prata) e Thachiro Souza (uma de bronze).

No torneio, Mônica Veloso nadou seis provas, ficando com quatro medalhas de ouro nas provas dos 50m livre, 100m livre, 100m costas e 100m peito, e duas medalhas prata nas provas dos 400m livre e 200m medley, inclusive conseguindo baixar algumas marcas obtidas no Campeonato Norte/Nordeste.

Mônica viaja nesta segunda-feira (25) para participar do Campeonato Mundial Aberto, que será realizado no próximo final de semana, em Berlim, na Alemanha. Ela vai nadar cinco provas de piscina e espera igualar ou superar o número de medalhas conquistado em 2010, que foi três de ouro e uma de prata.