Os Jogos Indígenas Pataxó, realizados na Aldeia Coroa Vermelha (Porto Seguro), foram marcados no domingo (17) por homenagens como a prestada pela equipe Jowpeki ao grupo musical Inxihi Xará, da aldeia Pataxó, que realizou o sonho de gravar um cd reunindo canções indígenas. O evento aberto na última sexta-feira (15) tem apoio do governo estadual, via Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e continua até esta terça (19), Dia do Índio.

Para estes dois últimos dias (18 e 19) da competição estão previstas luta corporal, corrida com tora e cabo de guerra, as modalidades mais esperadas pelos atletas, moradores e turistas.

“Era um sonho de nossos antepassados resgatar e registrar nossa música. Após quatro anos de luta, gravamos nosso CD”, disse a índia Pataxó, Kayrana, uma das cantoras, enquanto num carro de som músicas do disco ecoavam no ambiente festivo.

Em seguida, uma grande roda foi formada na praça em homenagem aos caciques e lideranças das aldeias, e a índia Naiara cantou para prestigiá-los. “Os jogos fortalecem nossa cultura, resistência, e afirmam o orgulho de sermos índios, os donos da terra”, afirmou o locutor do evento, o também índio Jaguatari.

O domingo foi reservado ainda à apresentação de badoque, zarabatana, arremesso takape, arco e flecha. No sábado (16), o futebol e a corrida com ‘maraka’ foram grandes atrações dos Jogos Indígenas.

Publicada às 12h40
Atualizada às 15h40