A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), o Centro das Indústrias do Estado da Bahia (Cieb) e a Desenbahia irão firmar convênio de cooperação técnica para facilitar o acesso das indústrias baianas às informações sobre as linhas de crédito oferecidas pela Agência de Fomento.

O convênio será assinado nesta quinta-feira (28), às 16h, na sede do Sistema Fieb, em Salvador, pelo presidente da Fieb e diretor-presidente da Cieb, José de Freitas Mascarenhas, pelo presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Bastos Petitinga, e pelo diretor de Desenvolvimento de Negócios da empresa, Marcelo Sampaio Oliveira.

A iniciativa fortalecerá o Programa de Interiorização lançado recentemente pelo Sistema Fieb com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento às empresas instaladas fora da capital. "A Desenbahia aproveitará a presença do Sistema Fieb no interior do estado, e os nossos associados terão mais facilidade para acesso desburocratizado ao crédito", explicou o gerente-geral do Cieb, Evandro Mazo.

Entre as ações previstas no convênio estão a divulgação das linhas de financiamento da Desenbahia no Portal do Sistema Fieb e o treinamento de colaboradores da instituição para disseminar informações sobre o assunto.

Segundo Luiz Alberto Petitinga, a Desenbahia é um dos principais agentes da oferta de crédito ao setor produtivo na Bahia. Ele informou que, de janeiro a março, a Agência de Fomento liberou R$ 45,6 milhões em financiamentos, 33% a mais em relação ao mesmo período de 2010, quando foram liberados R$ 34,6 milhões.

"O aumento da oferta de crédito é um forte incentivo para a produtividade das empresas. A obtenção de financiamento permite que o empresário execute seu plano de investimento, o que possibilita, por exemplo, a adoção de novas tecnologias para elevar a capacidade de produção. O crédito é fundamental para a expansão de novos negócios em nosso estado", enfatizou Petitinga.