O governador Jaques Wagner recebe nesta quinta-feira (21) em Ouro Preto (MG), em cerimônia que começa às 10 horas, a Grande Medalha da Inconfidência, principal honraria concedida pelo governo de Minas Gerais. A oradora oficial será a presidenta Dilma Rousseff, que receberá o Grande Colar da Inconfidência, o grau máximo da comenda. A solenidade será presidida pelo governador Antonio Anastasia. Também serão agraciados, entre outros, o vice-governador e secretário de Infraestrutura Otto Alencar e o artista plástico Frans Krajcberg.

A Medalha da Inconfidência é entregue anualmente desde 1952 a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. O governador Wagner recebeu a comenda em 2007, porém, por força de compromissos administrativos, não pode recebê-la à época, fazendo-o agora. A solenidade encerrará as comemorações da Semana da Inconfidência.

A cerimônia será realizada na Praça Tiradentes, no centro histórico de Ouro Preto, onde a presidenta Dilma Rousseff e o governador Antonio Anastasia receberão honras militares da Guarda de Honra da Polícia Militar de Minas Gerais. Cumprindo a tradição do dia 21 de Abril, o governador mineiro assinará ato de transferência simbólica da capital do Estado para Ouro Preto.

Também estão previstas homenagens a Tiradentes, mártir da Inconfidência, e a duas mulheres que viveram na Vila Rica de 1789 e testemunharam a Conjuração Mineira: Maria Dorotéia Joaquina de Seixas (Marília de Dirceu) e Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira.

A solenidade terá a participação da Orquestra Sinfônica de Polícia Militar de Minas Gerais e da atriz e cantora Thaís Garayp, que cantará o Hino Nacional acompanhada por coral de crianças de Ouro Preto. O grupo Meninas de Sinhá se apresentará com repertório de canções que fazem alusão a Minas Gerais.

Antes da abertura do evento, a presidenta Dilma Rousseff participará da solenidade de sepultamento dos restos mortais dos inconfidentes José de Resende Costa, João Dias da Mota e Domingos Vidal de Barbosa. Eles serão enterrados no Panteão dos Inconfidentes, no Museu da Inconfidência, localizado na Praça Tiradentes, onde estão enterrados outros 13 inconfidentes. O sepultamento foi autorizado depois que a ossada dos inconfidentes foi oficialmente identificada pela Faculdade de Odontologia da Unicamp, em Piracicaba (SP). 

Comandatuba 

Nesta quinta-feira (21) à noite, Dilma e Wagner seguem para o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, em Una (sul da Bahia), onde participam, até sábado (23), do 10º Fórum Empresarial e do 4º Fórum dos Governadores, promovido pelo Lide – Fórum de Líderes Empresariais. No domingo (24), o governador passa a Páscoa em família.