Quinze internos da Penitenciaria Lemos Brito (PLB) receberam o certificado de conclusão do curso de formação técnica em premoldados. A capacitação faz parte da parceria entre a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela.

O curso, encerrado na quarta- feira (6), teve início em fevereiro, em período integral, e os alunos aprenderam a fabricar blocos e tijolos para construção. Além do certificado de conclusão de curso, os internos ganharam o benefício da remissão de pena, em que para cada 18horas/aula é reduzido um dia da pena. A empresa Premoldart, que firmou um convênio com a PLB para contratação de mão-de-obra, ministrou o curso.

“Todos que participaram dessa capacitação estão aptos para trabalhar em qualquer empresa nessa linha de premoldados”, afirmou a coordenadora de atividades laborativas da PLB, Tânia Lúcia.

Os internos recebem uma remuneração de 75% do salário mínimo, conforme estipula a Lei de Execução Penal, e 25% vão para o pecúlio que só é passado para o interno quando ele migra para a condicional ou recebe o alvará de soltura.

Para o diretor da penitenciaria, Márcio Amorim de Marcelo, essa ação é um estímulo para os internos investirem na profissão. “Nós vemos o interno como cidadão, então queremos disponibilizar todas as ferramentas para que eles consigam ter um emprego digno ao sair da unidade,” disse.