O Projeto Caravana do Lazer, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), chegou nesta quinta-feira (14) ao município de Nordestina, a 340 quilômetros de Salvador, para oferecer à comunidade curso de capacitação de agentes multiplicadores de lazer e outras atividades como o Dia de Lazer, que será realizado no sábado (16), na Praça 9 de Maio.

Participam do curso, mais de 40 professores, educadores sociais e profissionais dos programas Peti e Projovem, gestores de unidades educacionais municipais. Entre os temas abordados, o resgate do lazer por meio da ludicidade na comunidade e organização de eventos culturais, recreativos e de esporte.

O secretário de Educação do município, Leonir Florianni, afirma que a parceria com o governo do Estado envolve ações de todas as secretarias municipais. A professora Maria José dos Santos Reis, 30 anos, diz que “passará adiante as dicas do curso. O lúdico e a inclusão são muito importantes nas atividades comunitárias e eu pretendo aplicar o que aprendi com meus alunos jovens e adultos”. O professor Alecsandro Nascimento vai repassar para a comunidade o aprendizado nos eventos que o Departamento de Cultura, Esporte e Lazer realizará na cidade.

No Dia de Lazer, os agentes capacitados vão colocar em prática o que aprenderam durante os dois dias do evento. As crianças terão acesso a brinquedos e jogos recreativos como cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, ludo, dominó, dama e xadrez gigantes, corrida maluca gigante, oficinas de desenho e criação de brinquedos.

De acordo com a coordenadora de eventos da Sudesb, Susi Dócio, o Caravana, criado em 2008, vem se firmando como um veículo de formação de agentes comunitários de lazer, “contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em diversas regiões do estado”.