A Praça 9 de Maio, na cidade de Nordestina, virou palco de muita alegria e diversão durante todo o sábado (16), com a realização do Dia do Lazer, que encerrou, também com sucesso, o curso de capacitação de agentes multiplicadores de lazer, ministrado na quinta e na sexta-feira. As atividades integram o projeto Caravana do Lazer, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que vem sendo desenvolvido em vários municípios baianos que possuem baixo nível do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Desde cedo, a criançada invadiu a praça, formando longas filas para brincar na cama elástica, na pista de sabão e na piscina de bolinhas. Durante o evento, os agentes, sob a coordenação da equipe da Sudesb, colocaram em prática o que aprenderam nos dois dias de capacitação, orientando as crianças nas atividades recreativas. Entre outras brincadeiras, as crianças participaram das oficinas de arte, desenho e criação de brinquedos reciclados. Também foram oferecidos jogos de ludo, dominó, dama e xadrez gigantes, corrida maluca gigante.

Formada em Pedagogia, a agente de lazer Gessamare Ferreira de Góes disse ter ficado encantada com o projeto. “Trabalho com crianças de todas as faixas etárias há seis anos e pude aprender um pouco mais com o curso e a prática do lazer simples que foi oferecido hoje em brincadeiras como pular corda, amarelinha, capitão, peteca, pá na lata”. Ela destacou que o prazer das crianças em brincar em atividades lúdicas de antigamente está cada vez mais perdendo espaço para o computador , a televisão e o videogame. “As crianças não têm acesso a atividades e brincadeiras mais simples, de outras gerações, que são coisas bem gostosas”.

Muitas das crianças que compareceram à praça nunca tiveram acesso a uma cama elástica, a exemplo de Raissa Virgínia Félix, sete anos, que estava encantada com o equipamento. “É minha primeira vez. Deu um frio na barriga. Será que posso ir de novo?”.

Felicidade 
Para Genilda Medrado da Silva, foi gratificante ver sua filha Judith Silva Queiroz, dez anos, participar, “tão feliz”, do Dia de Lazer. Já Mateus dos Santos Moreira, 11 anos, da cidade de Cansanção, brincou na cama elástica, mas aproveitou bastante o golzinho do futebol, sob a orientação do agente de lazer Erivaldo Lopes Costa, que pretende com o aprendizado da capacitação realizar um torneio com os alunos da sua escolinha de futebol, em Cansanção. Na oficina de desenho, Rose dos Santos, cinco anos, exibiu, orgulhosa, a pintura de uma casinha que iria entregar para a mãe.