A criação do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) permitirá uma maior fiscalização das atividades florestais. O lançamento do novo sistema, desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), por meio da Diretoria de Recursos Florestais, Flora e Fauna (Diref), em parceria com a Coordenação de Gestão da Informação (Coinf), ocorreu nesta quarta-feira (6), na Secretaria do Meio Ambiente. A previsão é que os treinamentos para os técnicos que utilizarão o programa comecem a partir da próxima semana.

O Cefir é o instrumento de monitoramento das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal, de Servidão Florestal, de Servidão Ambiental e das florestas de produção, necessário à efetivação do controle e da fiscalização das atividades florestais. Com a sua implantação também será possível fornecer informações detalhadas de todos os imóveis rurais que possuam Autorização de Reserva Legal na Bahia.

Para o superintendente de Políticas Florestais, Conservação e Biodiversidade da Sema, Ubiratan Félix, que representou na solenidade o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, a criação do Cefir é fundamental para as ações de monitoramento das atividades florestais desenvolvidas na Bahia. “Ao liberarmos uma Reserva Legal, por exemplo, devemos monitorar aquilo que foi liberado. Avalio a criação do sistema como um passo importante na área de florestas, pois a sua utilização vai melhorar as ações de fiscalização”.

A diretora da Diref, Anapaula Souza Dias, também ressaltou a criação do sistema como um avanço para o IMA, pois facilitará o trabalho realizado pelos técnicos na identificação de melhorias nos procedimentos que envolvem a fiscalização e as atividades florestais de imóveis rurais. “Estou no estado há dez anos e desde aquela época já falávamos na criação de um sistema desses. O Cefir é a concretização do que planejamos, com a possibilidade efetiva de monitoramento das ações que nós mesmos realizamos”.

Sistema 

O objetivo do Cefir é concentrar informações dos documentos de saída dos processos Florestais (Certificado/Minuta), provenientes de um processo aberto no sistema Cerberus, que envolve um imóvel rural específico, mostrando informações georeferênciadas (Geobahia) e informações da atividade florestal, caso possua (RAF). O sistema também fornecerá informações gerenciais por meio da pesquisa avançada, que facilitará o trabalho realizado pela Diref, para identificar melhorias nos procedimentos que envolvam as atividades florestais realizada nos imóveis rurais.