O Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter) realiza segunda e terça-feira (18 e 19), respectivamente, no Auditório da Ceplac, em Teixeira de Freitas, e na Câmara de Vereadores de Eunápolis, o seminário ‘Reflexões sobre o Processo de Revelação dos Territórios de Identidade e as Estratégias para o Desenvolvimento Territorial’.

Os seminários têm como objetivo o alinhamento do conceito da política territorial no Território do Extremo Sul. Na pauta das discussões consta a homologação dos colegiados territoriais, que obedecerão aos critérios estabelecidos pela Resolução Nº 02, de 25 de fevereiro de 2011.

Conforme a resolução, entre outros critérios, os colegiados deverão ampliar e qualificar sua representatividade, diversidade e pluralidade, além de estabelecer composição paritária entre o poder público e a sociedade civil organizada.

A homologação dos colegiados e a importância da elaboração de um plano de fortalecimento e apoio estão entre os pontos prioritários do trabalho do conselho, neste segundo semestre. Segundo a secretária executiva do Cedeter, Marília Mattos, a realização dos seminários surgiu a partir dos encaminhamentos da última reunião extraordinária realizada, no dia 1º deste mês, em Salvador.

De acordo com ela, pela primeira vez, acontecerá uma reunião do Conselho fora de Salvador, prevista para 4 de maio em Eunápolis. “A intenção é fortalecer a estratégia de governo de interiorizar e descentralizar a formulação e execução das políticas públicas no estado da Bahia”, explica.

Instituído pelo Decreto nº 12.354, de 25 de agosto de 2010, o Cedeter é um fórum permanente, de caráter consultivo, que tem como finalidade subsidiar a elaboração de propostas de políticas públicas e estratégias integrantes do Programa Territórios de Identidade.