O fim de semana prolongado, com os feriados do Dia de Tiradentes e da Semana Santa (21 a 24), terá céu nublado a parcialmente nublado com chuva fraca em Salvador e região metropolitana. A temperatura prevista para a capital baiana será mais amena, com mínima de 20°C e máxima de 29°C.

Segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), a chuva continua sob influência dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, com mais frequente à noite e nas primeiras horas da manhã.

A menor temperatura do estado, de 17°C, está prevista para a cidade de Vitória da Conquista e grande parte da Chapada Diamantina, enquanto que a mais elevada (32ºC) é esperada em Porto Seguro e região norte.

De acordo com o meteorologista do Ingá, Heráclio Alves, a previsão para as regiões do Recôncavo, nordeste e sul do estado é de céu encoberto e chuvoso – a temperatura deverá variar entre 19°C e 32°C.

“Os meses de abril, maio e junho representam o período mais chuvoso dessas regiões, que são responsáveis pela produção, principalmente, do milho, feijão e amendoim”, lembra Alves.

Nas demais áreas da Bahia, a previsão é de céu parcialmente nublado, chuva fraca e isolada, indicando o início do período de estiagem.

Maré

Desta quinta-feira (21) a domingo (24), a altura máxima da maré deverá oscilar de 1,4 a 2,3 metros entre 7 e 19h. Já a altura mínima ficará entre 0,2 e 1 metro, por volta de 1h e das 13h. As ondas deverão ter agitação fraca, com altura máxima alcançando 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV)

O meteorologista Heráclio Alves informa que os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) deverão permanecer, no fim de semana, com intensidade Muito Alta e Extrema – conforme classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) – em praticamente todo o Nordeste brasileiro. São esperados valores oscilando entre 09 (no sul da Bahia) e 12 (norte do Maranhão). “A OMS recomenda evitar exposição ao sol entre 10 e 16h, além de usar filtro solar, boné, óculos escuros e roupas leves”, lembra.