Quatro municípios – Morro do Chapéu, Mucugê, Piatã e Vitória da Conquista – registram temperatura de 17° C, a menor deste fim de semana na Bahia. No mesmo período, a máxima de 31°C deve ser marcada pelos termômetros em Barra, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Juazeiro, Milagres, Paulo Afonso e Porto Seguro.

Desta sexta (29) até a próxima segunda-feira (2), Salvador e região metropolitana terão o céu encoberto e chuvoso com temperatura variando entre 20°C e 29°C. Esta também é a previsão para as regiões nordeste, Recôncavo e sul da Bahia, onde a chuva deverá ser contínua e de intensidade fraca a moderada.

Segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), a chuva decorre dos ventos úmidos vindos do mar e intensificados pela passagem dos sistemas frontais sobre a região Sudeste do Brasil. Instabilidades associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também intensificam o tempo chuvoso em grande parte do nordeste baiano.

De acordo com o meteorologista do Ingá, Ricardo Rodrigues, para as regiões norte, Chapada Diamantina e sudoeste, o céu deverá ficar parcialmente nublado com chuva fraca, principalmente na faixa leste dessas áreas. Já nas regiões oeste e São Francisco, o tempo será de céu parcialmente nublado e sem chuva. Em todas essas regiões, a temperatura deverá variar entre 20°C e 30°C, com exceção das localidades serranas onde as mínimas poderão alcançar 16°C.

Maré

Desta sexta até segunda-feira, a altura máxima da maré deverá oscilar de 1,7 a 2,4 metros entre 2h e 14h. Já a altura mínima da maré irá variar de 0,3 a 0,6 metro por volta das 8h e das 20h. As ondas terão agitação fraca com altura máxima alcançando 1,8 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta

Também meteorologista do Ingá, Maryfrance Diniz informa que os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) deverão permanecer, neste fim de semana, com intensidade Muito Alta e Extrema – conforme classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) – em praticamente todo o Nordeste brasileiro, com valores oscilando entre 8 (no sul da Bahia) e 12 (norte do Maranhão). Nessas condições, a OMS recomenda evitar exposição ao sol, no período das 10h às 16h, e usar filtro solar, boné, óculos escuros e roupa leve.