Na manhã desta terça-feira (5), seu Sílvio Xavier recebeu uma visita inesperada: um faxinaço de combate à dengue organizado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), em parceria com a prefeitura de Salvador. O reciclador de 58 anos foi um dos moradores do bairro de Tancredo Neves a receber o mutirão contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Isso foi muito importante para mim e para as crianças, para a gente aprender a evitar a doença. Sempre que vierem, as portas vão estar abertas”, disse seu Sílvio.

A ideia central do faxinaço, do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue, é integrar a população à ação conjunta de combate à doença. Para isso, uma equipe de 30 agentes de endemias, de controle de zoonoses e líderes comunitários percorre ruas, visitando casas e estabelecimentos comerciais para fornecer orientações, materiais explicativos e informar a população sobre os cuidados para evitar a dengue. Tudo isso com o apoio direto do Exército, que pela primeira vez participa da iniciativa com 30 oficiais. “Fomos capacitados a atuar junto à população, garantindo informações e a remoção de focos do mosquito da dengue”, afirmou o major Antônio Dutra, do Comando da 6ª Região Militar.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Eliaci Costa, esta é uma ação que acontece durante todo o ano na capital baiana, sendo intensificada nos períodos chuvosos. “É nessa época que o perigo de proliferação do mosquito aumenta, diante de possíveis focos de água parada”.

Entre as orientações, os agentes ressaltam a importância de manter caixas e recipientes de água fechados, acondicionar bem o lixo e procurar uma unidade de saúde, em caso de sintomas como febre e dor de cabeça. Mais informações sobre a prevenção e o controle da doença podem ser encontradas na internet.

O faxinaço começou em Tancredo Neves, o primeiro bairro de Salvador a registrar o tipo 4 da doença, e vai se estender para outros nove. A próxima ação acontece em Mata Escura, em 27 deste mês, sendo realizada posteriormente em Periperi, Alto do Cabrito, Liberdade, Curuzu, Sussuarana, Canabrava, Itacaranha e Fazenda Coutos.

O mutirão também vai a outros dez municípios baianos, a serem definidos pela Sesab. O objetivo é assegurar a continuidade em toda a Bahia do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue.

Redução de casos

Iniciativas como essa ajudaram a reduzir em 56% o número de casos de dengue nos três primeiros meses do ano em Salvador, em comparação com o mesmo período de 2010. Até 31 de março, foram notificados 777 casos, com 149 confirmados. Da mesma maneira, houve queda nos índices gerais da Bahia em 12,9%, até meados de março. Nenhuma morte foi registrada.

Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, o sucesso no combate à dengue deve-se também a uma série de iniciativas que está sendo realizada em todo o estado. “Ampliamos o número de agentes de combate a endemias em mais de 200 municípios e agora os estamos capacitando para atuar no combate à dengue em 80 deles. Além disso, distribuímos capas para cobrir tanques e tonéis, investimos em ações de comunicação social e entregamos kits de trabalho para agentes de municípios com menos de 20 mil habitantes, para intensificar o trabalho em campo”.