A formatura da primeira turma do Curso de Complementação da Qualificação Profissional de Auxiliar de Enfermagem para Técnico de Enfermagem, do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), acontece nesta quinta-feira (7), às 8h30. O local da solenidade, com a presença do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, é o Auditório Geral do hospital.

Criado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis (EFTS), o curso tem como objetivo principal a implantação do Sistema de Classificação de Risco nas unidades de urgência e emergência da rede hospitalar estadual.

Foram disponibilizadas, inicialmente, 25 vagas para as unidades da rede como o Hospital Geral Roberto Santos, onde trabalham 367 auxiliares de enfermagem. As vagas foram distribuídas nas unidades de urgência, emergência e Internação Domiciliar.

Os formandos cumpriram 600 horas de curso, durante dez meses, sendo 400 horas de aulas teóricas e 200 de aulas práticas. Toda a capacitação foi desenvolvida no Hospital Roberto Santos, no horário de trabalho dos servidores. O curso teve como facilitadores enfermeiros da instituição e seguiu metodologia pedagógica da Escola de Formação Técnica em Saúde.