LOCAL: Rua das Hortências, nº 247, Edifício Doutor Antônio Silvany, Pituba.
DATA: 20.04.11 (quarta-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: inauguração da sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

DEPARTAMENTO: com a nova estrutura, serão criadas 11 delegacias especializadas, sendo cinco no interior do estado. O prédio que será entregue abrigará seis dessas delegacias, um efetivo de 120 policiais, além de 110 profissionais das equipes do Serviço de Investigação de Local de Crime (SILC), que trabalharão em escalas de turnos extras. O DHPP terá, entre suas atribuições, a missão de investigar os casos de forma mais eficiente, retirar de circulação os responsáveis pelos crimes e remeter à Justiça inquéritos policiais consistentes, com provas que facilitem a condenação de criminosos, além de identificar as áreas onde ocorre a maioria dos homicídios. Antes, a Polícia Civil contava com apenas uma Delegacia Especializada em Homicídios para atender todo estado. A criação do DHPP é uma das principais ações do programa Pacto Pela Vida.

FUNCIONAMENTO: inicialmente, a estrutura do DHPP na Pituba contará com três delegacias e um efetivo do quadro fixo da Polícia Civil, além dos profissionais do SILC. Esse pessoal atuará subdividido em três grandes áreas de Salvador, obedecendo as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs): Atlântico, Baía de Todos os Santos e Central, regiões que já possuem comandos da Polícia Militar. Com isso, cada uma destas delegacias de homicídios vai trabalhar em conjunto com o efetivo da Polícia Militar responsável pela região. As outras três delegacias da sede do DHPP estão previstas para entrar em operação no segundo semestre de 2011. Uma será responsável pela Região Metropolitana de Salvador (RMS) e outras duas pelas investigações de Homicídios Múltiplos, para casos que envolvam chacina e extermínio, e de Proteção à Pessoa, cuja atribuição é cuidar dos casos envolvendo pessoas desaparecidas e proteção a testemunhas. Já as delegacias no interior serão responsáveis por cinco grandes regiões do estado: região Norte, em Juazeiro; região Sul, em Itabuna; região Leste, em Feira de Santana; região Oeste, em Barreiras; e região Sudoeste, em Vitória da Conquista.

SILC: as equipes do serviço são formadas por um delegado, três investigadores, um escrivão e uma equipe de peritos do Departamento de Polícia Técnica, que atua de forma integrada em todas as situações. As equipes entram em ação assim que o crime é cometido e objetivam elucidar crimes nas primeiras 48 horas. Elas já estão em atividade desde fevereiro deste ano.