LOCAL: 1ª Travessa do Calabar
DATA: 27.04.11 (quarta-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: inauguração da Base Comunitária de Segurança do Calabar.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

BASE: a primeira base comunitária de segurança da capital baiana funcionará na Associação de Moradores do Calabar, com um efetivo de 120 policiais militares e seis viaturas (três carros e três motos).

OUTRAS UNIDADES: ainda estão previstas para esse ano bases comunitárias de segurança no Nordeste de Amaralina, Tancredo Neves e Subúrbio Ferroviário. A implantação das bases é uma das ações previstas no programa Pacto pela Vida, do governo estadual.

PACTO PELA VIDA: com a finalidade de reduzir os índices de crimes contra a vida, o programa combina maior eficiência na área da segurança, a atuação conjunta de órgãos de diversas esferas de poder na prestação de serviços públicos e a colaboração da sociedade com sugestões e críticas sobre os problemas das comunidades. A instalação das Bases Comunitárias de Segurança pela Polícia Militar e a reestruturação do Departamento de Homicídios pela Polícia Civil, cuja sede foi inaugurada semana passada, estão entre as ações prioritárias. Articulado com as demais secretarias do Estado, o pacto prevê câmaras setoriais para desenvolver políticas públicas como as de segurança, defesa social, enfrentamento ao crack, atuação do Ministério Público e Poder Judiciário.

POLÍTICA DE SEGURANÇA: desde 2007, o governo investe na melhoria da gestão e da estrutura para dar mais eficiência à Segurança Pública. São ações como a contratação de mais policiais, renovação da frota de viaturas, melhoria de equipamentos, qualificação de pessoas nas polícias Civil, Militar e Técnica, melhoria das condições dos presídios, inclusive com ampliação do número de vagas, entre outras. O resultado desse planejamento começa a ser visto com a redução em 16% dos homicídios e em 12% das tentativas de homicídios no estado no primeiro trimestre desse ano, em comparação ao mesmo período de 2010.