Pais e alunos da Escola Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, no bairro Cajazeiras VII, participam, nesta sexta-feira (15), de um ciclo de palestras promovido pela Academia da Polícia Civil (Acadepol). A iniciativa integra a programação do Cajaarte, projeto social que até novembro deste ano realizará encontros semelhantes em outras escolas públicas da região, abordando temas como cidadania, educação e segurança.

Às 9h, a delegada Sandra Maria de Souza Costa, da Coordenação de Desenvolvimento Educacional da Acadepol, aborda o tema ‘Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher – Lei Maria da Penha’. Em seguida, a delegada Cristiane Araújo dos Santos, adjunta da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), fala sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com ênfase nas questões da violência e das drogas.

No período da tarde, a delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam-Brotas), Marilda Marcela da Luz, discute o ‘Enfrentamento à Violência Doméstica’. A presença da Polícia Civil no Cajaarte amplia as ações que contribuem para aproximação entre a instituição e a comunidade, na avaliação da delegada Patrícia Oliveira, diretora da Acadepol, instituição parceira do evento.

Uma caminhada, realizada no dia 25 de março, abriu a terceira edição do projeto, com a presença de estudantes, representantes da comunidade e de outros parceiros. Na primeira etapa, o Cajaarte ofereceu serviços por meio de ações desenvolvidas pelas secretarias estaduais da Segurança Pública (SSP), Polícias Civil e Militar, SAC Móvel, Ministério Público, entre outras instituições. O evento ocorreu, na Rótula da Feirinha, de Cajazeiras X, tendo como foco principal, a campanha contra a violência no bairro. O projeto é organizado pela União das Associações de Moradores e Entidades Representativas das Cajazeiras e Adjacências.